Laboratório de Dinâmica dos Fluidos Computacional – LDFC

O grupo de pesquisa atua basicamente na aplicação e no desenvolvimento de ferramentas numéricas a problemas de mecânica dos fluidos computacional e a formação de recursos humanos em ferramentas numéricas. Dentro do último objetivo já temos formado diversos mestres e alunos de iniciação científica. Atualmente temos a participação também de alunos de doutorado. Em relação ao desenvolvimento e aplicação de métodos numéricos a problemas de mecânica dos fluidos e transferência de calor e massa definidos em geometrias complexas, estamos trabalhando com o método dos volumes finitos e estamos utilizando para discretização do domínio coordenadas generalizadas e malhas não-estruturadas. É uma preocupação do grupo o desenvolvimento de técnicas que possibilitem a solução de problemas relacionados a processos de injeção de plásticos, poluição ambiental, convecção natural em equipamentos e processos de recuperação de petróleo.

Professores: Francisco Marcondes

Página na web: www.ldfc.ufc.br

Projetos de Pesquisa:

Equipamentos:

• 7 Computadores Dell
  • 1 Cluster SGI
  • 20 blades com 2 processadores Intel Xeon x5560 2.8GHz, totalizando 240 núcleos de processamento
  • 48GB DDR3 ECC por blade
  • 20 TB de disco